#Almourol: o enigmático castelo no meio do rio Tejo

Situado numa pequena ilha escarpada, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da Reconquista Cristã e da memória dos Templários em Portugal.

Castelo de Almourol

A sua origem é enigmática, uma vez que quando este local foi conquistado pelas tropas portuguesas, em 1129, o castelo já existia e denominava-se de Almorolan. Dado que o castelo se encontra sobre uma construção romana, alguns autores admitem que a sua origem se deva a uma primitiva cidadela lusitana, ou pré-romana.  

Castelo de Almourol

O castelo foi entregue à guarda dos Templários e, em 1171, foi reconstruído por ordem de Gualdim Pais. Após a reconquista cristã e a extinção da Ordem dos Templários, perdeu a sua função militar e o interesse estratégico, sendo abandonado. No século XX, o conjunto foi adaptado a Residência Oficial da República Portuguesa, sendo palco de importantes eventos do Estado Novo.

Castelo de Almourol

Durante a Idade Média, o Castelo suscitou muitas lendas e mitos!

Uma delas ficou conhecida como a Lenda de D. Ramiro e Beatriz.
D. Ramiro, um cavaleiro cristão, regressava orgulhoso de um combate contra os muçulmanos, quando encontrou duas mouras, mãe e filha. O cavaleiro pede-lhes um pouco de água, a jovem assustada deixa cair a bilha de água e D. Ramiro, impiedoso, acaba por matar as duas mulheres. Nesse momento aparece um jovem mouro, filho e irmão das vítimas, que assiste ao assassinato e jura vingança. D. Ramiro aprisiona-o no castelo, onde vivia com a sua esposa e filha. O jovem começa a sua vingança, ministrando um veneno de acção lenta à esposa de D. Ramiro. Porém … apaixona-se perdidamente pela filha de D. Ramiro e é incapaz de a matar. Correspondido no seu amor, o jovem foge com ela.
Reza a lenda que … nas noites de S. João (noite de 23 para 24 de Junho), o casal pode ser visto abraçado no alto da torre de menagem e que aos seus pés, o cruel D. Ramiro pede perdão. Mas o jovem mouro, inflexível, responde:
- Maldição!    

Castelo de Almourol

Como chegar ao Castelo de Almourol?

O castelo encontra-se a 132 km de Lisboa (~ 1h30 de viagem). A melhor forma de lá chegar é usando o GPS: 08º23'56,552''W – 39º27'31,494''N. O acesso à ilha e ao castelo é feito em embarcações com capacidade para 20 pessoas no cais junto ao Castelo de Almourol, Cais D'El Rei, em Tancos.

Horário:

1 de Outubro a 30 de Abril: Encerrado à segunda-feira
1 de Maio a 30 de Setembro: Aberto todos os dias
1 Novembro a 28 Fevereiro: 10h às 13h (última passagem para o castelo às 12h20) – 14h30 às 17h (última passagem para o castelo às 16h40)
1 Março a 31 Outubro: 10h às 13h (última passagem para o castelo às 12h20) – 14h30 às 19h (última passagem para o castelo às 18h20)

Preço: 2,50€ (entrada no castelo)


Contactos, reservas e informações:

Junta de Freguesia de Tancos
Tel/Fax: 249 712 094 | Telm: 962 625 678

Comentários