#Guimarães: O berço de Portugal

Guimarães é conhecida como o berço de Portugal já que foi aqui, e quando digo aqui é mesmo no Castelo de Guimarães, que no século XII, com a formação do Condado Portucalense, o Conde D. Henrique e a sua esposa D. Teresa (filha de Afonso VI de Leão e da sua amante Jimena Muñoz) se fixaram. Provavelmente também foi aqui que nasceu o (futuro) primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Contudo, há historiadores que defendem que na realidade o primeiro rei de Portugal nasceu em Viseu.

Castelo de Guimarães

Mais a baixo, de estilo romântico, temos a Igreja de São Miguel. É uma igreja muito pequena, mas com um grande valor simbólico, devido à sua conexão histórica com a fundação de Portugal. O chão está repleto de tumbas de guerreiros nobres ligados à fundação de Portugal e, ao lado da pia baptismal, pode-se ler numa lápide em latim que ali foi baptizado o primeiro rei de Portugal.

Igreja de São Miguel

Logo a seguir podem começar a contar as janelas e as chaminés do Paço dos Duques de Bragança … ok, eu poupo-vos o trabalho: são 272 janelas e 39 chaminés! Conseguem imaginar a forcinha de braço que é preciso para limpar tanta janela?!

Maquete do Paço dos Duques de Bragança

Foi mandado construir no século XV por D. Afonso, duque da Casa de Bragança, 8º Conde de Barcelos e filho bastardo do rei D. João I, por altura do seu matrimónio com D. Constança de Noronha. Entre 1937 e 1959, o Paço foi reconstruído e aberto ao público como um museu. Actualmente, o Palácio tem 13 salas abertas ao público (no primeiro piso) e no piso de entrada tem várias exposições temporárias.

Interior do Paço dos Duques de Bragança

Desde 1959 é também a residência oficial do Presidente da República no Norte de Portugal.

Paço dos Duques de Bragança

Comentários