#Barcelona: Basílica da Sagrada Família

Em processo de construção desde de 1882 (prevê-se que termine em 2026), a Basílica da Sagrada Família é sem dúvida a obra mais conhecida de Gaudí e converteu-se num símbolo da cidade de Barcelona.

La Sagrada Família

Gaudí dedicou grande parte da sua vida à construção da Basílica da Sagrada Família, tendo inclusivamente morado os últimos 15 anos da sua vida no seu interior. Pela sua dedicação foi enterrado no seu interior da Basilica na Capilla del Carmen. A fachada do Nascimento e cripta são as únicas partes que viu terminadas e são as duas Património da Humanidade.

Basílica da Sagrada Família - Fachada do Nascimento

Aliás, se prestares atenção verás que a pedra da fachada do Nascimento está mais escura do que a da fachada da Paixão, devido ao desgaste.

As duas fachadas da Sagrada Família

A fachada da Paixão, dedicada à paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, começou a ser construída em 1950, sendo da autoria do escultor catalão Josep Maria Subirachs. A sua obra levantou bastante controvérsia, sendo considerada por muitos como um atentado contra a obra de Gaudí. Em 1990, realizou-se inclusivamente uma manifestação contra a continuação da obra. Perante todo este descontentamento, o escultor limitou-se a dizer: “as polémicas passam, as obras ficam, um escultor cria, não copia”.

Basílica da Sagrada Família - Fachada da Paixão

Para o interior da Basílica, Gaudí idealizou um “bosque” com colunas que em alguns pontos da Basílica têm 15 metros e noutros podem chegar aos 75 metros de altura. Os vitrais coloridos completam o quadro idealizado por Gaudí, produzindo um colorido inigualável.

Interior da Sagrada Família

Como chegar à Basílica da Sagrada Família?

Metro: L2 ou L5, paragem “Sagrada Familia”
Autocarro: 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 ou B24
Entrada pela fachada da Paixão, fachada voltada para o parque de Gaudí (parque com um lago)

Horário da Basílica da Sagrada Família:

De Novembro a Fevereiro: 9h – 18h
Março e Outubro: 9h - 19h
De Abril a Setembro: 9h – 20h
1 e 6 de Janeiro; 25 e 26 de Dezembro: 9h – 14h

Bilhetes da Basílica da Sagrada Família:

Onde comprar os bilhetes?

Podes comprar online (preçocom desconto e sem filas!) ou na bilheteira que fica na fachada do Nascimento, fachada voltada para o parque da praça da Sagrada Família (se vires um lago no meio do parque é porque estás no parque errado e do lado errado da Basílica).

!!!Atenção!!! As bilheteiras fecham 30 minutos antes da hora de encerramento e só aceitam pagamento com cartão.

Vale a penar visitar as torres da Basílica?

Sem dúvida! Sobes em elevador, aprecias uma das melhores vistas da cidade e depois desces pelas escadas! A vista tira mais o fôlego do que as escadas… vale a pena subir!

Vista das Torres da Sagrada Família

Qual torre da Sagrada Família escolher?

Das 18 prevista, 8 estão completas: 4 na fachada do Nascimento e 4 na fachada da Paixão. A fachada do Nascimento tem vista para a zona Este da cidade: Bairro Gótico, o Aquário, a marginal, la Torre Agbar (também conhecida por Supositório de Barcelona), el Park Güell. A fachada da Paixão tem vista para o centro histórico. -»»» Eu prefiro a vista da fachada do Nascimento, mas é uma questão de gosto!

!!!Atenção!!! A entrada normal não inclui a subida à torre, assim para subir tens que comprar o bilhete combinado “Las Mejores Vistas”.

Comentários