6 Curiosidades e bisbilhotices sobre Barcelona

Fundação … polémica

Há duas lendas! A primeira diz que foi fundada no século III a.C. por Ámilcar Barca e isto explicaria o nome romano de Barcelona que era Barcino. Mas a segunda versão diz que não pode ter sido Barca a fundar a cidade, por que ela já tinha sido fundada por Hércules 400 anos antes de se criar Roma.
Diz a lenda que Hércules navegava no Mar Mediterrâneo com uma frota de 9 navios liderados por Jasão. Quando navegava perto da costa da Catalunha, uma tempestade dispersou a frota. Oito navios voltaram, mas o nono não. Jasão pediu a Hércules (quem faz 12 trabalhos também arranja tempo para fazer mais um) que procurasse o navio. Hércules quando o encontro, fundou ali uma cidade chamada … Barca Nona. 

A estátua de Colón aponta … para o sítio errado 

Deveria apontar para o continente americano, mas na realidade aponta para o mar, porque considerou-se que essa era a direcção mais fácil de associar ao continente americano. O sítio correcto seria apontar na direcção das Ramblas.

Estátua de Colón

Porquê que o Barça festeja as vitórias na fonte Canaletas?

No nº 13 das Ramblas, havia um jornal chamado “La Rambla”, onde todos os domingos os redactores mostravam os resultados do Barça a partir de uma das janelas. Quando a equipa ganhava, os adeptos (los culés) celebravam ali mesmo … e a tradição que começou em 1930 contínua até hoje.

Ramblas - Fonte Canaletas

O quadro mágico na fachada da Sagrada Família

Na fachada da Paixão, junto ao “Beijo de Judas”, desenhada pelo escultor Josep María Subirachs existe um misterioso quadro mágico. O quadro é composto por 16 quadrados com números, que quando somados o resultado é sempre 33 … a idade de Jesus Cristo.

Sagrada Família - Quadro mágico

Gaudí não foi o arquitecto original da Sagrada Família

Francisco de Paula del Villar foi o arquitecto original (em 1882), mas uma ano mais tarde Gaudí e o seu génio modernista entrou em acção, mudou o desenho original e Villar despediu-se.

Basílica da Sagrada Família

Atropelado por um eléctrico e confundido com um mendigo


Foi desta forma trágica que Gaudí morreu aos 73 anos (em 10 de Junho de 1926), três dias depois de ser atropelado por um eléctrico na rua de Cortes de Barcelona. Como quase sempre usava roupa suja pelo pó das obras, os transeuntes e condutores pensaram que era um mendigo e ninguém veio em seu auxílio. 

Comentários